O Zeebo, videogame voltado para países em desenvolvimento, tenta uma segunda chance no mercado brasileiro. O console que se conectava na rede 3G para comprar jogos por meio de download agora utiliza a conexão para que os usuários naveguem na internet e acessem conteúdo educativo.
Com a mudança de foco, o Zeebo agora possui um teclado (vendido no pacote com o videogame) e um browser próprio, que permite uma navegação segura. O aparelho chega às lojas de todo o Brasil nas próximas semanas pelo preço de R$ 300.
“O Zeebo foi lançado no Brasil [em 2009] como um videogame para brigar com os grandes”, disse Brett Bissell, vice-presidente geral da Zeebo Brasil. “No México, lançamos o aparelho como uma plataforma de educação e de internet. Como lá deu certo, estamos trazendo esse modelo para o país, para que toda a família possa se divertir e aprender junta”.
O discurso do executivo apresenta um tom mais humilde comparado com o que foi utilizado na apresentação oficial do Zeebo há dois anos. Na época, o console chegou como a quarta plataforma ao lado do Xbox 360, PlayStation 3 e Wii, com títulos com força para concorrer diretamente com o PlayStation 2.
Em 2010, com a mudança de foco, o Zeebo apresenta três categorias: jogos, acesso à internet e educação. O destaque da empresa Zeebo Brasil é a possibilidade de oferecer internet para todos os donos do console sem a necessidade de modem especial, acesso à banda larga, pagamento de mensalidade ou contrato. O videogame, por acessar a rede 3G, permitirá uma navegação segura em sites predeterminados.
São 12 categorias que apresentam 50 endereços, inclusive o G1, o que, segundo Bissel, garante a tranquilidade dos pais quem tem filhos que navegam na internet. “Assim, os pais não precisam ficar preocupados com os conteúdos acessados pelas crianças, pois a navegação é segura e limpa”. Endereços que não estão entre os 50 disponíveis têm acesso bloqueado. Os usuários, no entanto, podem enviar sugestões de URLs que serão analisadas pela Zeebo Brasil e habilitadas. O tempo para o serviço não foi divulgado pelo executivo.
O acesso à internet utiliza Z Credits, créditos adquiridos via cartão de crédito, boleto bancário ou cartão pré-pago disponível em 80 mil pontos de venda no país. São três pacotes de acesso que começam com R$ 3,90 (2 horas), R$ 5,90 (4 horas) e R$ 7,90 (6 horas). “O tempo de uso é descontado apenas durante o download. Quando os dados terminam de ser baixados, o tempo para, fazendo com que duas horas de uso durem por muito tempo”, afirma Bissel.
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