BodyGuard e seu inventor, David Brown. (Fonte da imagem: Dvice)
Por mais corajoso que alguém seja, dificilmente esse alguém vai querer se deparar com o BodyGuard, um conceito de arma não letal criada em 2004 e que agora começa a ser utilizada na prática. Ela é uma luva equipada com taser de 500 mil volts, câmera de vídeo, apontador laser e lanterna.
Essa luva pesa cerca de 1 Kg e se prende ao braço com simples tiras de velcro. Ela é, literalmente, “casca grossa”, por causa de um revestimento bastante rígido que protege o antebraço. Quatro eletrodos no pulso geram o choque, que é disparado por um botão na palma. Botões parecidos ativam o laser apontador, a câmera e a lanterna.
O inventor do BodyGuard é David Brown, cinegrafista, editor e produtor. O conceito surgiu em 2004 e teve apoio e investimento do ator mundialmente famoso Kevin Costner (dos filmes "O Guarda Costas" e "Waterworld"). No vídeo de divulgação do aparato, Costner afirma: “[o BodyGuard] não pode nunca ser tirado de você como uma arma ou cassetete, é uma luva, e dá a possibilidade de uma pessoa lutar, atirar e ainda manter uma arma não letal”.
De acordo com Brown, o mercado do BodyGuard é a polícia, departamentos de correção (como prisões) e militares. O apontador laser serve para mirar a câmera a fazer a imagem precisa de uma pessoa. Como afirma Brown, um suspeito tende a cooperar quando sabe que está sendo filmado. Se mesmo assim não houver a cooperação, o choque nada fraco vai conter a pessoa temporariamente. A arma, apesar de não letal, é bem dolorosa nessas circunstâncias.
Brown afirma que futuros aprimoramentos para a luva podem incluir sensores, tradutores para ajudar soldados a se comunicar em outros países ou leitores biométricos para segurança de aeroportos, por exemplo. Não há informações referentes ao custo do equipamento. "Essa luva se assemelha aos protudos fabricados pelas INDUSTRIAS STARK"
Nenhum comentário:
Postar um comentário